domingo, 31 de janeiro de 2016

Por uma vida mais leve

Eu sempre fui de tomar a iniciativa, resolver o que precisa, chamar a responsabilidade para mim e, com isso, sempre me sobrecarreguei.

Ano passado, com a faculdade, parece que tudo isso "piorou": tentei carregar o mundo nas costas sem pedir ajuda e meu corpo cobrou por isso. Meu sistema nervoso quase virou do avesso e meu estômago ficou numa situação bem tensa. Enjoava por tudo o que comia e consegui emagrecer (oi?!) 3 kgs em duas semanas.

O pior de tudo isso não foi o meu desconforto físico, mas como eu estava espiritualmente. Porque com toda a correria que fazia, acabava deixando de confiar em Deus para que detalhes se resolvessem e, querendo ou não, ficava sem paz.

Após alguns (que pareciam muitos) dias de sofrimento, tive uma conversa bem sincera com Deus. Disse a Ele tudo o que estava passando, cada uma das minhas preocupações e entreguei TUDO! Minha oração não durou cinco minutos, mas tirou todo o peso que eu estava carregando por semanas.

O que aprendi com tudo isso? Que eu posso ser muito esforçada e responsável, mas se não deixar que Deus me guie e conduza, tudo é em vão. Porque eu sou limitada, não sei escolher o que realmente é melhor para mim e não consigo resolver todos os problemas do universo sozinha.

Aprendi que confiar em Deus é pedir que Ele dê a direção a ser seguida e apresentar cada plano e projeto que tenho, para que Ele me ajude a completá-los ou me mostre como agir.

Um dos versículos que marcou esse momento foi: "Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois Ele cuida de vocês." (1 Pedro 5:7).

Desde esse dia, poderia dizer que minha vida está mais "leve", porque estou permitindo que Deus me oriente no que fazer e não me desespero quando tenho algum prazo para cumprir.

Confiança em Deus envolve:
* humildade para reconhecer que não consegue resolver tudo sozinho; 
* organização para estabelecer prioridades e não deixar de lado o principal: a vida espiritual;
* trabalho em equipe para delegar atividades para que outras pessoas ajudem (e com isso possam aprender também).

Se você, como eu, tem essa tendência a abraçar o mundo, lembre que Ele não vai te ajudar se você não pedir ajuda e não depender de Sua direção. Mas Deus é o maior interessado em te ajudar a resolver os problemas, além de querer que sua vida não seja estressante e irritada, porque é impossível servir e agradar a Ele quando estamos com a mente cheia de preocupações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...