quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Um livro que um amigo recomendou - Amor de Redenção

Eu particularmente amo romances (mais o gênero do que as histórias românticas), mas esse me surpreendeu.

Há algum tempo um livro não me prendia tanto como Amor de Redenção fez.

A Pâmela já havia me falado bastante dele e aproveitei o Jejum de Daniel para ler.

A história é uma "releitura" do livro bíblico de Oséias, um profeta que é usado para alertar Israel e Judá e que recebe de Deus a direção de se casar com uma prostituta.

Imagine: um homem santo se casando com uma prostituta. Deus não estava louco e nem queria trollar Oséias, mas desejava mostrar como estava sendo o Seu relacionamento com Seu povo.

No livro de Francine Rivers, Michael Hosea é um fazendeiro do século XIX temente a Deus e que também recebe a direção de se casar com uma prostituta chamada Angel, a mais famosa da cidade de Pair-a-Dice.

Cabe só um parênteses aqui para falar do nome da cidade: logo de cara, imaginei a cidade se chamando algo como "par de dados", uma alusão ao que a maioria fazia naquele lugar: tentava a sorte procurando ouro. E, ao ler rápido o nome, parece que se está falando "paradise", ou paraíso, porque era isso que aquelas pessoas procuravam, um paraíso, um lugar de felicidade e riqueza. Mas não achavam isso, em sua maioria.

Voltando ao livro: Michael nunca havia entrado em um bordel antes, mas se Deus deu a direção, ele deveria seguir e decide que vai levar Angel consigo a todo custo. A jovem prostituta, por sua vez, resiste muito e se defende como pode, afinal desde muito criança sofreu na vida e acabou com essa profissão quase que por imposição. Embora lá no fundo ela queira acreditar que ele pode tirá-la daquele inferno que vive, seu instinto acaba fazendo com que se feche ainda mais. Quando Michael volta para casa, pois seu dinheiro acabou, Angel começa a sentir falta dele.

Angel não acredita em Deus. Michael O teme mais do que tudo.
Angel não acredita em amor, apenas interesse. Michael se guardava para a mulher certa.
Angel é fria, orgulhosa e cheia de si. Michael é seguro, forte e decidido.

Após uma tentativa quase bem sucedida de suicídio, Angel se vê resgatada por alguém que lhe pede em casamento. Sim, era Michael, que a leva para sua fazenda e começa a cuidar dela, apesar de toda a resistência que ela oferece.

O comportamento de Angel apenas refletia como ela estava por dentro: machucada pelos abusos (não só físicos) que sofreu por quase 10 anos. Angel era jovem, conheceu Michael com apenas 18 anos e mesmo assim, era tão fechada, orgulhosa e independente.

Apesar de todos os insultos, ofensas e humilhações que passou, Michael sofreu tudo sem desprezá-la e continuou amando sua nova esposa, sem querer lembrar de seu passado.

Não é exatamente isso que Deus faz conosco? Não importa se erramos tanto ou mais que Angel, nenhuma pessoa é merecedora dEle, mas mesmo assim Ele nos ama e cuida de nós. Quantas vezes Deus nos livra, trata do que o mundo nos fez e não reconhecemos Seu cuidado? Quantas vezes desprezamos Sua voz e preferimos ouvir a voz do nosso eu e do mundo, que sempre quer nos isolar dos demais? Confiar em Deus muitas vezes parece difícil, mas é apenas o que Ele espera de nós.

Angel foge de casa algumas vezes e, com o tempo, tem suas barreiras vencidas por Michael, que consegue mostrar a ela que o amor existe e que ele pode ser sincero. Angel começa a se render, baixando a guarda, mesmo contra sua vontade.

Começa a amar tanto Michael que faz dele o seu deus. Mais uma vez foge, achando que é o melhor a fazer. Michael quer ir atrás dela novamente, mas Deus lhe diz para dessa vez não ir e ter paciência, porque ela deveria voltar por vontade própria, escolhendo aquela vida ou desejando a "liberdade" de antes.

Amor é sacrifício. É renúncia. É perdão e apoio.
Michael sofre muito com tudo o que Angel diz, faz e esconde, mas sabe que se Deus a deu como sua esposa, tudo se acertaria. E mais: Angel também acreditaria em seu Deus.

Ao longo da trama, é possível perceber como a perseverança e a fé em Deus pode fazer grandes coisas na vida de quem amamos. E muitas vezes confiar que Ele fará a obra completa pode não ser fácil, mas sempre será a melhor opção.

Não vou contar muito do enredo para não perder a graça. Quando comecei a ler, simplesmente não conseguia parar e ao terminar as 400 páginas, fiquei com aquela sensação de "quero mais", mas também pude perceber que o mesmo que Deus fez com Angel, Ele fez comigo e só tenho a agradecer.

Se eu fosse contar toda a história e tudo o que Deus me mostrou nesse livro, o texto ficaria imenso. Mas resumo tudo em uma palavra: surpreendente.
É um livro que super recomendo e que logo logo será lido novamente <3

3 comentários:

  1. Puxa, achei super interessante o enredo! Acho que acabo de inserir mais um livro na minha lista de leitura!!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, achei super interessante o enredo! Acho que acabo de inserir mais um livro na minha lista de leitura!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...