sexta-feira, 18 de março de 2016

Dicas para escrever melhor

Várias vezes eu deixei de acompanhar um blog ou algo do gênero por ver muitos erros gramaticais. Não é desprezar a pessoa ou me achar melhor, mas é frustrante e irritante ter que decifrar o que está escrito. Fica complicado prestar atenção ao conteúdo, se mal entendo o que a pessoa escreve.

É claro que ninguém escreve num Português corretíssimo, mas tem certos erros que não podem ser cometidos - quer dizer, até podem, mas diminuem e muito a credibilidade do escritor.

Então, para evitar erros assim, aqui vão quatro dicas simples para melhorar sua escrita:


* Leia bastante
Uma das formas de melhorar a pontuação e gramática é a leitura. Quando lemos, é muito mais fácil saber como se escreve determinada palavra, porque lembramos de tê-la visto. Mas não vale ler qualquer coisa! Dê preferência a jornais, blogs em plataformas conhecidas (eles não contratariam alguém que ainda troca 'mais' e 'mas', não é?), livros e revistas. 

Não é que você vá ler o dia todo eternamente, porém vale o investimento de retirar alguns minutos diários para ler - além de melhorar o vocabulário, criatividade, olhar crítico e muitos outros aspectos.

* Use um bom corretor ortográfico
Outra forma de detectar erros é com os corretores ortográficos. O próprio blogger (para quem é blogueiro nessa plataforma) corrige as palavras. Entretanto, não é dos melhores corretores. Pode-se usar o Word, da Microsoft. E em caso de dúvidas, não hesite em olhar o dicionário - que não é o 'pai dos burros'!

* Escreva sempre
O hábito de ler te dará uma ideia de qual estilo você gosta de ler, mas é o hábito da escrita que te aperfeiçoará! Quanto mais se escreve, mais prática se tem. No começo pode parecer complicado, mas não desista! Mesmo que os textos comecem pequenos, invista em ter argumentos, conhecer sobre vários assuntos e esteja sempre aberto à críticas, pois isso te fará aprender

* Consulte alguém
Muitas vezes, basta pedir que um amigo ou conhecido dê uma lida em seu texto antes de publicar (para o caso de blogueiros e pessoas que precisam divulgar seus textos). Mas fale com uma pessoa de confiança e depois que ela corrigir, peça que te explique o porque de cada mudança. Assim, você já aprende um pouco mais :)

Acho que essas dicas são as básicas. Quem quiser mais, aí é bom dar uma procurada nas 'velhas' gramáticas e se aprofundar no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...